terça-feira, 21 de agosto de 2007

Quem é meu irmão? - Cap. 11

Capítulo 11 – Falsos mestres ou falso ensinamento?

A questão elaborada pelo autor para tratar do tema é: Se alguém ensina algo biblicamente errado, isso faz dele um falso profeta? Na verdade essa é uma grande tendência: chamar de falso profeta quem ensinou algo errado. Se assim fosse, todos que discordam conosco em algum ponto de doutrina seriam falsos mestres.
Os termos falso mestre, falso professor ou falso profeta traz uma conotação pouco relacionada com algum ensinamento errado. Está mais ligado à pessoa e a seu estilo de vida do que com o ensinamento dessa pessoa. É deslocar-se do impessoal para a pessoa; do ensinamento para a pessoa; da doutrina para a personalidade; do erro doutrinário para o caráter pessoal. Logo chamar alguém de falso profeta é muito complexo e deve ser precedido de muito cuidado, pois isso pode ter conseqüências muito graves. Quando alguém é chamado de falso profeta não acontece somente um afastamento congregacional local, mas acontece entre toda a Família de Deus, pois a “fama” rapidamente se espalha.
Algumas características são apontadas pelo autor para determinar quem é um falso mestre. São elas:
1) A vida dos falsos mestres, em geral é o que os dá essa condição. Seus frutos, obras e ações sempre e, não todos seus ensinamentos. (Romanos 16.17-18).
2) O tipo de ensinamento errado que proclama define sua condição de ser ou não falso profeta. 2 João 9-11 “Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho. Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em sua casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”. Essa passagem tem sido muito usada para afirmar que qualquer pessoa que traz um “ensino diferente” não é de Deus. Utilizada sem contexto é isso que pode ocorrer. Mas nesse texto, se voltarmos ao versículo 7, veremos a quem João se refere quando trata do assunto; refere-se a enganadores, anticristos que não confessam que Jesus veio em corpo. Isso não significa que diferenças doutrinárias sobre métodos, organização da Igreja, muito menos sobre instrumentos no louvor são as doutrinas que tornam alguém um falso profeta. Por outro lado, dizer que Jesus não veio em corpo é ir contra Sua pessoa e também contra Seus ensinamentos, pois já que não veio em corpo não ensinou nada aqui. Falso profeta então, é também quem destrói a natureza da pessoa de Jesus e de sua missão com seus falsos ensinamentos.
3) Outra característica deles é que são impostores. Tem um aspecto de espiritualidade, mas não são espirituais. Jesus diz em Mateus 24. 23-24 que muitos se diriam cristos e executariam milagres e maravilhas para impressionar os eleitos. Infiltram-se no povo e corrompem outros.
4) É preciso pensar com muita honestidade antes de condenar alguém como falso profeta. Isso pode marcar a pessoa para sempre e o julgamento pode ser equivocado.
(CONTINUA...)

Nenhum comentário: